(¯`·._.·[SEJA BEM VINDO]·._.·´¯)

Há duas formas para viver a vida: uma é acreditar que não existe milagre... a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre!

Albert Einstein.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Como melhorar o currículo



Ter um bom currículo nem sempre é tão fácil, pois não tem como mostrar suas habilidades e vantagens em apenas uma folha. Encontre aqui dicas para melhorar o o documento que vai apresentar suas qualidades profissionais.
Colocar em uma folha as suas aptidões de forma resumida para que os recrutadores, ao analisar o seu currículo seja cativado, não é tão fácil como pensamos. Por isso elaboramos aqui algumas dicas de como melhorar o currículo. Confira!
- Seja objetivo e claro
Fazer um currículo apresentável é fundamental, então, construa um currículo que resuma de forma clara as informações sobre você. Não coloque capa ou uma introdução e use apenas informações relevantes.
Mesmo que a sua trajetória profissional seja interessante, ela precisa caber em, no máximo, duas folhas e ser divididas em tópicos. Logo após o seu nome, inclua os dados pessoais, seus objetivos, trajetória profissional, idiomas e formação. Se tiver muitos empregos, informe somente os que foram relevantes e não se esqueça de que você precisa descrever as funções que você desempenhou anteriormente em cada emprego que listou.
- Informe-se sobre a área que está se candidatando
Com certeza você terá que responder perguntas referentes à sua área de atuação, portanto, independentemente da área da vaga, você terá que estar interessado nas novidades e informações sobre o trabalho. Isso é algo fundamental, pois se o recrutador souber que você conhece bem o emprego que deseja, ele saberá que suas chances de adaptação e de desempenho da função é muito grande.
Se for uma vaga voltada ao público, destaque em seu currículo qualidades como: agilidade para o atendimento, paciência, entre outras coisas que são interessantes para essa vaga.
Se você pretende trabalhar na área de turismo ou em uma multinacional, durante a entrevista se houver espaço, cite as experiências que você teve em viagens internacionais. Todo o know how de uma viagem para o exterior ajuda a mostrar sua vivência em diferentes situações e culturas.
- Cursos técnicos
Se você tem cursos técnicos, coloque-os em seu currículo, mas caso não tenha, faça pelo menos um. Eles são rápidos e mais baratos e tem um peso enorme para uma vaga de emprego, pois são considerados grandes diferenciais. Dica: sempre são oferecidos cursos técnicos gratuitos, procure uma entidade que os ofereça.
- Cursos no geral
Mesmo que os idiomas não sejam relevantes para sua carreira, invista em pelo menos um curso para ter um diferencial de peso no seu currículo. Você poderá fazer, além dos cursos de idiomas, curso de informática e também prática de oratórias. Mas ao acrescentar essas novas habilidades, não esqueça de relacioná-las com a vaga que está concorrendo.
- Formatação do currículo
A apresentação do currículo é muito importante, então capriche na formatação e não repita dados. Coloque os seus aprendizados, experiências e conhecimentos sobre a área de interesse e atualize sempre a sua foto 3x4. Lembre-se de que o currículo é o seu documento nessa hora.
Com essas dicas de como melhorar o currículo, você conseguirá preencher o currículo mais valioso. Boa sorte!

Dafna Obadia – escritora e assistente virtual paraense, dedica-se à Licenciatura em Letras na Universidade Anhanguera e Bacharelado em Direito na Universidade da Amazônia.

Nenhum comentário: